Botucatu, sexta-feira, 10 de Maio de 2024
LINKS
13/04/2016
Centro de Reprodução Humana do HC/ FMB é solenemente inaugurado


Equipe inaugura Centro de Reprodução Humana do HCFMB
 
Evento foi realizado no Dia do Obstetra, o que tornou a data ainda mais significativa
 
O Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), na tarde da última terça-feira (12), foi o cenário da concretização de um serviço único da rede pública na região: o Centro de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
 
Dentre as autoridades presentes na solenidade de inauguração, estiveram o Superintendente do HCFMB, professor Dr. Emílio Carlos Curcelli, a Prof.ª Adjunta Jacqueline Caramori, coordenadora do Curso de Graduação de Medicina da FMB, a Profa. Dra. Anagloria Pontes, responsável pelo Centro de Reprodução Humana, a Prof.ª Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da Unesp entre 2013 e 2016, Prof.ª Dra. Heloísa Maria De Luca Vespoli, chefe do Departamento de Ginecologia da FMB, o vice-prefeito de Botucatu, Antônio Luiz Caldas Júnior, o Presidente da Câmara Municipal, André Rogério Barbosa (Curumim), além de representantes da Famesp, professores, residentes, profissionais da Assistência e servidores técnico-administrativos do HC e da FMB.
 
Dr. Emílio, em sua fala, destacou a persistência e competência da Dra. Anagloria, de toda a sua equipe, do Departamento de Ginecologia da FMB e de vários setores do HCFMB que colaboraram para que o projeto fosse concretizado. "Quero parabenizar a professora Anagloria pelo evento de hoje, fruto da persistência, da competência, de um trabalho de anos e, principalmente, do comprometimento com a Instituição, com a população que atendemos e com o pensamento coletivo. Muito mais como seu ex-aluno do que como Superintendente, quero prestar a minha admiração pela sua pessoa e, sinceramente, dizer que me sinto honrado de fazer parte de uma equipe que tem a senhora como membro. Dentro da tendência de especialização do HC, como Hospital terciário e quaternário, o Centro cai como uma luva: oferecer este serviço a uma população que não tem acesso é algo fantástico".
 
Representando a Reitoria da Unesp e a Diretoria da FMB, Prof.ª Dr.ª Jacqueline lembrou que a inauguração do Centro de Reprodução Humana foi realizada justamente no Dia do Obstetra, tornando a data ainda mais significativa. "Parabenizo toda a equipe responsável por esta grande conquista. É muito importante ver nossa Instituição concretizar um passo tão significativo dentro do Ensino, da Pesquisa e até da Extensão nesta área. Meus sinceros parabéns à professora Anagloria pela condução do projeto".
 
A Prof.ª Dra. Marilza salientou a importância deste momento para o HCFMB e para a Unesp. "A criação do Centro de Reprodução Humana neste Hospital simboliza um avanço muito grande da Instituição e da população como um todo. É um passo muito importante que se dá, e ele só acontece por conta da competência e, mais do que isso, da insistência e da luta da professora Anagloria. O Centro coloca a universidade pública brasileira e o HC em um novo patamar, principalmente em relação à assistência dos casais que não conseguem uma gravidez espontânea".
 
O Prof.º Dr. Caldas, vice-prefeito de Botucatu e professor da FMB, considera o Centro como uma grande conquista para toda a região e um presente de aniversário para Botucatu. "Este é um serviço que fazia muita falta aqui na nossa região. No Estado de São Paulo, temos excelentes serviços na área, mas a maioria deles está na esfera privada. Víamos pessoas viajando para São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas para conseguir usufruir deste serviço. Esse Centro tem um grande significado para a população, porque vai ser uma referência pública no SUS, e ele também tem um expressivo significado para a Instituição, porque é o reconhecimento de um trabalho hercúleo da professora Anagloria e de toda a sua equipe, sendo o coroamento da dedicação, de competência e esforço de todos".
 
O vereador Curumim ressaltou a importância do Centro de Reprodução Humana para a cidade de Botucatu. "Vejo que o HC e a FMB se desenvolvem cada vez mais ao longo do tempo porque tem profissionais do gabarito da professora Anagloria e, em seu nome, quero cumprimentar todos aqueles que engrandecem a nossa querida Unesp do campus de Botucatu. O Centro de Reprodução Humana é um marco para Botucatu, para a Medicina e, sem a dedicação de cada um, isto não seria possível".
 
Dra. Heloísa sugeriu que fosse colocado o nome da professora Anagloria para intitular o Centro de Reprodução Humana, pela dedicação e trabalhos prestados, e ressalta a continuidade da luta por este Centro: "Para mim, em nome de todos os médicos e docentes, é uma grande honra estar na chefia do Departamento nesta inauguração. Eu sei que é um começo, mas não é só isso: a semente foi lançada e é preciso de muito adubo e água para que o Centro faça tudo o que é sonhado e planejado. O Departamento vai brigar junto para que as coisas aconteçam, e que não fique somente na inauguração. A luta será árdua e não pode parar".
 
Visivelmente emocionada, Prof.ª Dra. Anagloria fez questão de agradecer, nominalmente, a cada um dos presentes, pois foi pela união de muita gente que o projeto se concretizou. "Fico muito feliz por todas as palavras ditas e faço questão de citar cada nome, pois, de uma maneira ou de outra, todos estão no meu coração e fizeram parte ativa deste processo. Se este momento está se realizando hoje, tiveram pessoas, no início e atualmente, que batalharam e se dedicaram muito. Não posso deixar de ressaltar que o Dr. Emílio foi uma pedra fundamental pelo respeito e consideração, como meu ex-aluno, que chegou até mim e respeitou o meu trabalho, querendo que o trabalho fosse para frente. Eu sei que foi uma luta árdua e, sozinha, não conseguiria chegar até aqui, mas não podemos parar: estamos há 30 anos lutando por isso, então que ninguém perca a esperança".
 
Dra. Anagloria também destacou que o Centro de Reprodução Humana do HCFMB atuará com muita cautela ao realizar qualquer procedimento em mulheres que desejam engravidar, devido à epidemia do vírus Zika, associado à microcefalia e a outras alterações no sistema nervoso central, e que o Centro também acaba diagnosticando precocemente várias doenças, como as sexualmente transmissíveis e o câncer de colo uterino.
 
Após o descerramento da placa, foram realizadas duas homenagens para a professora Anagloria: além das tradicionais flores, foi ofertado um capacete simbólico, nomeando a professora como "mestre-de-obras honorária", em virtude de toda a sua dedicação e empenho para a concretização deste Centro. As atividades foram finalizadas um tour pelas instalações do Centro de Reprodução Humana.
 
 
Assessoria 4toques comunicação



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius