Botucatu, sábado, 04 de Maio de 2024
LINKS
11/05/2018
Projeto de pesquisa da FMB-Unesp é premiado com bolsa de estudo na Alemanha


Aluna da 1ª turma do PPG em Pesquisa Clínica da Faculdade foi selecionada em processo seletivo.
 
Um trabalho científico desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) é premiado com bolsa de estudo da Fundação Alexander von Humboldt. A aluna da primeira turma do mestrado do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Pesquisa Clínica Júlia Simões Corrêa é a responsável pelo projeto.
 
Durante o mestrado, sob orientação da professora Vânia dos Santos Nunes Nogueira, Júlia desenvolveu uma revisão sistemática sobre o tratamento medicamentoso da Doença de Cushing, patologia endócrina que causa aumento da mortalidade cardiovascular. A revisão contribuirá para elaboração de um parecer técnico científico para incorporação de uma das medicações estudadas pelo SUS.
 
O PPG de Pesquisa Clínica forneceu a base para elaboração de um novo projeto sobre o processo de incorporação de medicamentos no SUS e técnicas de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), uma das linhas de pesquisa do programa. Com a colaboração dos professores Carlos Antônio Caramori e Vânia dos Santos Nunes Nogueira, do Departamento de Clínica Médica da FMB, a aluna desenvolveu uma proposta de projeto que foi submetida a um rigoroso processo seletivo para financiamento do governo alemão. 
 
“O objetivo do projeto é comparar as técnicas de avaliação de tecnologias em saúde na Alemanha e no Brasil, bem como o processo institucional de incorporação de novas tecnologias médicas. Fornecer alternativas para alinhar medicina baseada em evidências e políticas públicas, identificar os processos ineficientes de incorporação de tecnologias, medicamentos e possivelmente aprimorar a qualidade metodológica do parecer técnico científico no Brasil estão entre os resultados esperados”, explica Júlia.
 
O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Colônia (UniKöln), onde será desenvolvido no decorrer do próximo ano, sob orientação da professora  Stephanie Stock e o Dr. Dirk Müller, em Colônia, na Alemanha. 
 
A seleção
 
A bolsa tem como patrona a Chanceler da República Federativa da Alemanha. A fundação Alexander von Humboldt procura pessoas capazes de construir pontes entre Brasil e Alemanha, e projetos de interesse para o cenário de colaboração entre os países, independente da área de atuação. Em 2017, 109 brasileiros aplicaram para a bolsa, e destes, dez foram selecionados para desenvolver seu projeto em uma instituição alemã. A etapa final do processo seletivo aconteceu em abril, em Bonn - Alemanha, onde foram realizadas entrevista, dinâmica de grupo e apresentação de pôsteres.
 

Da Assessoria



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius