Botucatu, sábado, 11 de Maio de 2024
LINKS
06/11/2015
Saúde inicia ações de prevenção às DSTs

Busca de novos casos de tuberculose
A ação também é realizada em todo o Estado

 
Saúde inicia ações de prevenção às DSTs
 
A Secretaria de Saúde de Botucatu, através do programa municipal de DST/aids, começa neste mês de novembro a campanha Fique Sabendo 2015. Ela busca estimular que a população reflita sobre a importância dos cuidados permanentes para a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. O foco da campanha é atingir a população com vida sexualmente ativa ou mesmo aquelas pessoas que nunca realizaram testes para HIV e sífilis.
 
A iniciativa, que faz alusão ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids [celebrado em 1º de dezembro], envolverá todas as unidades de saúde. A Praça Emílio Peduti [Bosque], Centros de Referência de Assistência Social, os postos da Cohab 1 e Jardim Peabiru, entre outros locais também terão ações em dias e horários especiais [veja abaixo], que incluem a distribuição de preservativos e a oferta gratuita de exames rápidos de HIV e sífilis. 
 
A previsão é realizar os testes em aproximadamente 1.500 mil pessoas, e distribuir 60 mil preservativos até o fim da campanha. No período de um ano, a Secretaria Municipal de Saúde chega a distribuir mais de 450 mil camisinhas à população. “Porém as pessoas ainda não estão sensibilizadas a usar a camisinha, mesmo com parceria eventual. Portanto, não deixe para depois. Faça seu exame de HIV e sífilis e tire o peso da dúvida”, enfatiza Juliane Andrade, enfermeira coordenadora do programa municipal de DST/aids.
 
Você sabia?
O diagnóstico tardio é o principal responsável por oito óbitos/dia relacionados à aids no Estado de São Paulo. Pessoas com sífilis também podem ter até 18 vezes mais chances de também contrair HIV, além disso, a sífilis na gestação quando não tratada precocemente pode comprometer de forma grave a saúde dos olhos, da audição, coração e sistema nervoso do bebê.
 
Programação da campanha:
 
PRAÇA DO BOSQUE
Dia 14/11 – 9 às 17 horas
Dia 17/11 – 15 às 19 horas
Dia 20/11 – 15 às 19 horas
Dia 5/12 – 9 às 13 horas [“Labirinto das Sensações” – intervenção artística promovida pela Companhia Paulista de Artes, com alusão ao tema] 
 
POSTO DA COHAB1 E JD. PEABIRU
De 23/11 a 27/11 – 18 às 21 horas
CAMIM
Dia 9/11 – 9 às 12 horas
 
CRAS OESTE
Dia 9/11 – 14 às 16 horas
Dia 18/11 – 14 às 16 horas
 
CAPS AD
Dia 11/11 – 8 às 12 horas
Dia 19/11 – 8 às 12 horas
 
CRAS LESTE
Dia 12/11 – 8 às 17 horas
 
CRAMI
Dia 13/11 – 13h30 às 16 horas
 
CRAS SUL
Dia 16/11 – 8 às 17 horas
 
CRAS CENTRAL
Dia 19/11 – 14 às 17 horas
 
SANTA ELISA [campinho de futebol em frente à creche]
Dia 23/11 – 14 às 17 horas
Dia 27/11 – 14 às 17 horas
 
CRAS NORTE
Dia 25/11 – 16 às 18 horas
 
USF RUBIÃO JÚNIOR
Dia 27/11 – 9 às 17 horas
 
Parceria com CTA e SAE
Em Botucatu, as unidades de saúde oferecem testagem rápida e diagnóstico de DST/aids ao longo de todo o ano. Os casos positivos de HIV são encaminhados ao Serviço de Assistência Especializada de Infectologia [SAE] Dr. Domingos Alves Meira [antigo Hospital Dia]. 
 
A Secretaria Municipal de Saúde também trabalha em parceria com o Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA) instalado no Centro de Saúde Escola (CSE) da Unesp, na Vila dos Lavradores. Nele são realizadas orientações para prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis além da distribuição de preservativos. 
 
A Secretaria de Saúde fornece medicamento para tratar as DST’s e algumas infecções do portador de HIV. Além disso, a equipe do programa DST/aids trabalha em parceria com diversos setores através de palestras, oficinas de sexo seguro, atendimentos individuais, e apoio à liderança LGBT.
 
Mais informações
Saiba mais sobre doenças sexualmente transmissíveis no site http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1
 
Serviço
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores
Telefones: [14] 3811-1100 / 3811-1105 [Vigilância Epidemiológica]
 
Programa Municipal de DST/aids
Espaço Saúde Profª Cecília Magaldi 
Avenida Santana, 323 - Centro
Telefone: 3811-1125
 
Centro de Aconselhamento e Testagem - Centro de Saúde Escola [CSE]
Rua Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 181 – Vila dos Lavradores
[14] 3882-5222
 
Serviço de Assistência Especializada de Infectologia [SAE] Dr. Domingos Alves Meira 
Alameda das Tecomarias, s/nº - às margens da Rodovia Antonio Butgnolli
Telefone: [14] 3811-6540
 
Saúde intensifica busca de novos casos de tuberculose
 
A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta primeira quinzena de novembro a segunda etapa da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório no Município em 2015. A ação também é realizada em todo o Estado de São Paulo com objetivo de diagnosticar e prevenir precocemente a tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada. 
 
Durante os dias da campanha, as equipes das unidades de saúde de Botucatu irão intensificar as ações de busca, orientando e conscientizando a população sobre os sintomas da tuberculose. Além dos próprios postos de saúde, agentes comunitários farão visitas domiciliares, a delegacias [público carcerário], ao asilo e casas de repouso.
 
Neste ano Botucatu tem registrado 24 casos de tuberculose e outros dois que estão passando por um novo tratamento. No mundo, estima-se que cerca de 30% da população estejam infectados por tuberculose.
 
Vale lembrar que os pacientes com tuberculose recebem remédios gratuitamente, que são distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde do Município. O tempo necessário para o tratamento da doença é, em geral, seis meses. Porém, o abandono do tratamento é um dos principais problemas enfrentados pela Secretaria de Saúde.
 
“Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que não demore a buscar diagnóstico e siga corretamente as orientações do médico. Importante também é que o tratamento seja contínuo, até ser dada a alta médica. Quando o paciente com tuberculose abandona por conta própria o tratamento, isto possibilita o surgimento de bacilos de Koch, resistentes aos remédios que hoje usamos para tratar a doença, dificultando o tratamento e podendo levar à morte ainda mais facilmente”, enfatiza Maria Cristina Heinzle, enfermeira do setor de Educação e Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde.
 
Sobre a tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa, transmitida pelo bacilo de Koch, que afeta os pulmões. Os principais sintomas da tuberculose são: tosse com mais de três semanas; febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite e emagrecimento repentino; cansaço; dor no peito; e falta de ar. Nos casos mais avançados pode aparecer escarro com sangue. O diagnostico é confirmado através de raios-x do pulmão, análise do escarro e teste subcutâneo (PPD).
 
O exame de escarro pode ser coletado nas unidades de saúde de Botucatu, em qualquer época do ano, mesmo sem Campanha específica para esse fim. As pessoas que tiverem algum tipo de dúvida deverão procurar a unidade de saúde mais próxima.
 
Os públicos mais vulneráveis à doença são moradores de rua e aqueles cujo passam por tratamento de drogas imunossupressoras como, por exemplo, pacientes de HIV e câncer. Pessoas que sofrem de dependência química [álcool e drogas], desnutrição, ou mesmo aquelas que vivem em ambientes reclusos [como idosos em asilos e a população carcerária] também estão mais sujeitos a contrair a doença, que é transmitida nas gotículas eliminadas pela respiração, espirros ou tosse.
 
Mais informações
Secretaria de Saúde
Rua Major Matheus, 7 – Centro
(14) 3811-1100
 
Ambulatório de Tuberculose/Centro de Saúde Escola
Rua Dr. Gaspar Ricardo Júnior, 181 – Vila dos Lavradores
(14) 3882-5222
 
Assessoria (PMB)
 
 
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius