Botucatu, sábado, 11 de Maio de 2024
LINKS
07/11/2015
Carmoni encaminha pedido por ampliação do Refis e busca verbas para Fundo Municipal do Idoso

Veja a resenha da sessão da Câmara

 

Atuante em diversos setores da cidade, o vereador Fernando Carmoni [PSDB] aproveitou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu, para apresentar dois importantes requerimentos, pela ampliação do Refis e em busca de verbas para o Fundo Municipal do Idoso. As duas solicitações foram apresentadas e aprovadas pela unanimidade dos demais legisladores.

A primeira solicitação foi direcionada ao prefeito João Cury Neto e ao secretário municipal de Fazenda, Luiz Augusto Felippe, pedindo para que ambos analisem a possibilidade de continuar a oferecer o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS, no exercício de 2016, a fim de facilitar que os munícipes regularizem sua situação com relação ao IPTU, evitando acumular referido imposto com as demais taxas no início do ano, facilitando, desse modo, com o equilíbrio financeiro do munícipe que aderir ao programa.
 
 
 
Em seu segundo requerimento, os destinatários foram o deputado federal, Antônio Carlos Mendes Thame e aos senadores, Aloísio Nunes e José Serra. A ideia do vereador é que os três importantes políticos envidem esforços junto ao Governo Federal, no sentido de buscarem a destinação de verbas para atender aos anseios do Fundo Municipal do Idoso, recém-formado em Botucatu.
 
 
 
De acordo com o documento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística afirmou, em seu senso de 2010, que 13% da população de Botucatu já possui 60 anos ou mais. “Estudos alertam para a necessidade dos governos e da sociedade prepararem-se para ações que acolham a nova realidade de aumento da população idosa e há a necessidade de uma ajuda do Governo Federal, com a destinação de verbas, para atendermos de maneira satisfatória a essa demanda”, explicou Fernando Carmoni. 
 
Valmir Reis apresenta pedido por melhorias em iluminação e ampliação de patrulhamento no setor leste
Em busca de mais benefícios para os moradores do setor leste da cidade, o vereador Valmir Reis [PPS] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para apresentar dois importantes requerimentos, onde pede investimentos em iluminação e em mais segurança para a região. Os pedidos foram aprovados pela unanimidade dos demais legisladores.
 
 
 
A solicitação por investimentos em iluminação pública partiu da reunião realizada na sede do Poder Legislativo, com o gerente de Contas do Poder Público da CPFL, Francisco Ramos de Oliveira. Após o encontro, a companhia recebeu diversas demandas e a encaminhada pelo vereador Valmir Reis trata da iluminação da Escola Estadual Paulo Guimarães, no Jardim Brasil. O pedido é pela substituição e modernização das luzes que hoje estão no entorno do local.
 
 
 
O pedido relacionado à segurança, foi encaminhado ao secretário de Segurança e Direitos Humanos do município, Adjair de Campos. A ideia do vereador é garantir junto à Guarda Civil Municipal, a intensificação no patrulhamento que é feito na região. Os bairros destacados pelo legislador são: Vila Maria, Jardim Cristina, Parque Residencial Serra Negra e Conjunto Habitacional Arlindo Durante.
 
 
 
De acordo com Valmir, o pedido é um antigo desejo da população. “Sou constantemente procurado por moradores que solicitam essa ampliação nas rondas e como confiamos no trabalho da Guarda Municipal, acredito que essa será uma demanda facilmente atendida”, comenta. “O ideal seria uma ronda de forma permanente em todas as praças públicas da região”, justifica Valmir Reis.
 
Fontão apresenta demandas por iluminação, transporte público e manutenção de bem público
Ativo na busca pela resolução de pontuais problemas na cidade, o vereador Luiz Francisco Fontes – Fontão [PSDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Botucatu para apresentar três importantes requerimentos, que tratam de iluminação pública, transporte coletivo e manutenção de espaço público. Todos os pedidos foram aprovados pela unanimidade dos demais legisladores.
 
 
O primeiro documento foi encaminhado ao gerente de Contas do Poder Público da Companhia Paulista de Força e Luz, Francisco Ramos de Oliveira, solicitando que o mesmo informe sobre a possibilidade de instalar um poste com o devido braço de luz na Rua Domingos Garcia, na Vila Cidade Jardim, visando melhorar a iluminação pública no local, atendendo ao anseio de moradores e demais pessoas que circulam pela localidade diariamente.
 
 
 
A segunda solicitação foi direcionada para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vicente Silvio Ferraudo e pede para que seja analisada a possibilidade de realizar estudos no sentido de estender alguma linha de ônibus do transporte coletivo para que a mesma contemple, ao menos na portaria do Bairro Vale do Sol, atendendo assim ao anseio de munícipes que trabalham na localidade.
 
 
Em seu terceiro requerimento, a demanda apresentada é para que o secretário municipal de Obras, André Luiz Peres, promova a manutenção dos brinquedos existentes no parquinho da praça localizada na Rua Joaquim Ângelo Lovizutto, no Conjunto Habitacional “Leandro Alarcão Dias” [Comerciários III], atendendo ao anseio de moradores e proporcionando que as crianças possam brincar com segurança na destacada localidade.
 
Curumim encaminha pedidos por iluminação de vicinal e por mais segurança para Rubião Júnior
Morador e batalhador por melhorias para o distrito de Rubião Júnior, o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador André Rogério Barbosa – Curumim [PSDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada no Legislativo para solicitar, via requerimento, investimentos em iluminação e em segurança para a região. Os pedidos foram aprovados pela unanimidade dos demais legisladores.
 
 
 
O pedido relacionado à iluminação pública foi direcionado ao prefeito João Cury Neto e pede para que o mesmo informe qual a previsão da implantação do serviço em aproximadamente dois quilômetros da Vicinal Raimundo Putti, no trecho entre o acesso à Casa Santo Inácio e a entrada do Loteamento Califórnia I. De acordo com o vereador, os postes já estão instalados e o mesmo atenderia aos anseios dos moradores da destacada localidade.
 
 
 
Na questão da segurança, o pedido foi encaminhado tanto para o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar do Interior, quando para o comando da Guarda Civil Municipal, solicitando para que ambos analisem a possibilidade de instalarem uma base comunitária tanto da PM quanto da GCM na região central do distrito, com o objetivo de minimizar a possibilidade de ocorrências de roubos e furtos naquela região.
 
 
 
De acordo com o presidente, o desenvolvimento do local exige mais segurança. “Rubião Júnior tem se desenvolvido e crescido de maneira expressiva nos últimos anos. São investimentos em moradias, educação e asfalto, fato que aumentou consideravelmente a população do distrito, tornando indispensável o investimento em segurança, uma vez que, em muitos casos, o local acaba sendo distante para o deslocamento de viaturas em tem hábil”, comenta. “O momento das forças de segurança da nossa cidade é fantástico e nada mais justo que ampliarmos ainda mais esse serviço”, justifica Curumim.
 
Izaias Colino pede o cumprimento do Plano Emergencial de Calçadas em diversos pontos da cidade
Na tentativa de encontrar melhorias para um dos principais problemas enfrentados por pedestres no município, o vereador Izaias Colino [PSDB] aproveitou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada no Poder Legislativo para encaminhar uma série de solicitações pelo cumprimento do Plano Emergencial de Calçadas. Os pedidos foram aprovados pela unanimidade dos demais legisladores.
 
 
 
No primeiro dos documentos, que foi encaminhado para o prefeito João Cury Neto, o legislador aborda a questão de uma maneira mais generalizada, cobrando do Executivo informações a respeito da definição dos locais onde as calçadas serão reformadas por meio do cumprimento do Plano Emergencial de Calçadas, instituído pela Lei Municipal nº 5.611, de 15 de julho de 2014.
 
 
 
Independente das localidades que serão informadas pelo Executivo, Colino encaminhou três requerimentos específicos, com pontos críticos da cidade. Os pedidos são pela execução do Plano Emergencial na Avenida Itália, rota de ligação com a Rodovia Gastão Dal Farra, na Avenida Hortência e também, no entorno da escola estadual Dom Lúcio Antunes de Souza, que fica na Vila dos Lavradores.
 
 
 
Para o vereador, a aplicação do Plano é fundamental e torna-se cada vez mais necessária. “É de conhecimento de todos que as calçadas de várias localidades em nossa cidade encontram-se em péssimo estado de conservação, enquanto deveriam oferecer segurança, especialmente em relação à acessibilidade e à circulação de pedestres, portanto, uma intervenção do Executivo se faz necessária para solucionarmos o problema”, justifica Colino.
 
Reinaldinho pede acesso ao mapa de georreferenciamento da energia elétrica do município
Resultado da reunião realizada na última semana com a gerência da Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL, o vereador Reinaldo Mendonça Moreira – Reinaldinho [PR] aproveitou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para encaminhar uma importante demanda relacionada à iluminação da cidade. O pedido foi aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.
 
 
 
O requerimento, que foi encaminhado ao prefeito João Cury Neto, pede para que o mesmo analise a possibilidade de informar e encaminhar ao Poder Legislativo, o mapa de georreferenciamento das estruturas da rede de energia elétrica do município, que de acordo com o discutido com a gerência da CPFL, já foi fornecido pela mesma ao chefe do Executivo municipal.
 
 
 
De acordo com o legislador, existe uma necessidade de se tomar conhecimento da atual situação do município. “Futuramente, todos sabemos que a Prefeitura deverá ser a responsável pela manutenção de toda a rede de energia elétrica de Botucatu e para tanto, existe uma necessidade iminente de termos contato e assim conhecermos toda a infraestrutura que, até o momento, é gerida pela CPFL”, comenta Reinaldinho.
 
 
 
O assunto, que já foi tema de diversas discussões via imprensa local, parece ter tomado um rumo definitivo. “Na reunião que tivemos com o gerente de Contas do Poder Público da CPFL, Francisco Ramos de Oliveira, ele acabou nos informando que já encaminhou ao Poder Executivo, o atual mapa de georreferenciamento das estruturas da rede de energia elétrica do município”, explica. “Se ele já encaminhou, gostaríamos de ter acesso aos documentos”, conclui Reinaldo.
 
Audiência Pública a pedido do vereador Lelo Pagani, vai debater situação das escolas estaduais
A Câmara Municipal de Botucatu vai receber na noite da próxima terça-feira, 10, uma importante Audiência Pública que vai tratar da real situação das escolas da rede estadual de ensino que hoje estão ameaçadas de fechamento. O encontro acontece a partir das 19h30 e contará com grande participação popular de pais de alunos e servidores. Todos os interessados poderão participar da discussão.
 
 
 
A ideia da Audiência Pública partiu de um requerimento encaminhado pelo vereador Lelo Pagani [REDE] à presidência da Casa de Leis, solicitando que fosse convidada para uma reunião, a atual dirigente regional de ensino de Botucatu, Rosilene Aparecida Palugan Vargas, que deverá esclarecer pontos referentes à nova organização da rede estadual de ensino paulista.
 
 
 
De acordo com o requerimento, a secretaria da Educação do Estado de São Paulo anunciou no dia 23 de setembro, uma nova organização da rede estadual de ensino paulista que seria adotada pelos municípios. A ideia é a de que cada unidade escolar passe a oferecer aulas de apenas um dos ciclos da educação a partir do ano que vem. Com isso, existe a possibilidade de que algumas unidades sejam fechadas para reorganização da rede, inclusive em Botucatu.
 
 
 
A informação, muitas vezes disseminada de forma errada ou com pouca clareza, acabou causando muita preocupação em pais de alunos, professores e servidores da rede estadual. “É notório que há uma necessidade de esclarecimento do referido assunto que tem gerado preocupação em nossa população, em especial pela circulação de informações que unidades escolares também poderiam ser fechadas em Botucatu”, comenta. “Por isso esse encontro, para que mais nenhuma dúvida paire no ar”, justificou Lelo Pagani.
 
João Elias busca criação de cartilha para nortear atividade física de maneira correta no município
 
Engajado na disseminação da importância da prática de atividades físicas de maneira responsável, o vereador João Elias [SD] focou sua atuação durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para apresentar um importante requerimento onde solicita uma cartilha capaz de nortear os exercícios. O pedido foi aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.
 
 
 
O pedido, direcionado ao prefeito João Cury Neto, é para que o Executivo analise a possibilidade de desenvolver, por meio de profissionais capacitados e qualificados, uma “Cartilha das Boas Práticas de Atividades Físicas”, visando explicar e orientar de maneira simples, ilustrada e com linguagem popular, as maneiras corretas e os cuidados necessários no momento de realizar exercícios físicos, contemplando inclusive, a utilização adequada dos aparelhos de ginástica existentes nas Academias ao Ar Livre.
 
 
 
De acordo com João Elias, já está comprovado que as atividades físicas são de extrema importância para a qualidade de vida. “Existem várias academias ao ar livre espalhadas pela cidade, que oferecem a oportunidade da prática de uma atividade para todos os munícipes, mas existe um risco grande que é o da prática de atividades de forma errada e sem a devida orientação, que pode trazer graves problemas”, explica.
 
 
 
A criação da cartilha, de acordo com o vereador, traria grandes benefícios para a população. “Ela teria por objetivo explicar e orientar de maneira simples, ilustrada e com linguagem popular, maneiras corretas e cuidados necessários no momento de realizar exercícios físicos, contemplando inclusive, a utilização adequada dos aparelhos de ginástica existentes nas academias ao ar livre de nosso município, prevenindo possíveis lesões e danos à saúde”, justifica João Elias.
 
Lucas Pinheiro Machado/ Assessoria (CMB)
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius