Botucatu, sábado, 04 de Maio de 2024
LINKS
16/11/2015
Preconceito e redes sociais


Por Chico Brito

Enquanto trabalhamos para construir um mundo mais tolerante, o racismo ganhou um aliado na propagação do preconceito – as redes sociais
 
No Mês da Consciência Negra, em que o país expõe as mazelas do preconceito racial e celebra os avanços no combate ao racismo, mais um exemplo chama a atenção e ganha o espaço da mídia, porque se trata de uma atriz global - Taís Araújo. Não adianta fechar os olhos e fingir que nada acontece nas ruas, nos bancos escolares, nos ambientes de trabalho, nos consultórios médicos, nos campos de futebol ou restaurantes, para ficar em alguns exemplos. O Brasil é racista, sim.
 
A luta pela igualdade racial no País ganhou força nos últimos anos. Implantamos políticas públicas afirmativas, como cotas para estudantes negros em universidades públicas, criamos Assessorias de Igualdade Racial, conselhos dos povos afrodescendentes, entre outras. Em nossa cidade, 20 de novembro é feriado desde 2007, com homenagens aos ancestrais africanos, debates sobre cidadania e cultura dos afrodescendentes e danos psicossociais causados pelo racismo.
 
Enquanto trabalhamos para construir um mundo mais tolerante, o racismo ganhou um aliado na propagação do preconceito – as redes sociais. Em 2014, a ONG Safernet Brasil, que atua pra transformar a Internet em um ambiente ético e responsável, recebeu 86,5 mil denúncias no Brasil, de 17,3 mil páginas com conteúdo racista, 11 mil (64,1%) estavam no Facebook. O racismo só perde para a pornografia infantil entre os crimes de direitos humanos na internet. Por isso, Google, Facebook e Twitter não podem fechar os olhos para o ódio e intolerância semeados na rede, precisam identificar os criminosos e puni-los.
 
 
*Chico Brito é prefeito de Embu das Artes pelo PT
 
linhadireta.org.br



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius