Botucatu, domingo, 28 de Abril de 2024
LINKS
20/02/2023
Serviço de Cirurgia Vascular do HCFMB realiza mais de 8 mil consultas em 2022


Aparelho de Ultrassonografia em sala do Laboratório Vascular do HCFMB
 
Procedimento realizado no Setor de Hemodinâmica do HCFMB
 
 
Responsável pelo tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos, o Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) encerrou o ano de 2022 com números expressivos.
 
Entre atendimentos ambulatoriais e encaminhamentos por Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), foram realizadas 8.022 consultas médicas.
 
O número não contempla as interconsultas, situação em que o paciente sob internação hospitalar, com outro problema de saúde, necessita de avaliação dos profissionais da Vascular em virtude de alguma intercorrência associada à área, como uma Trombose Venosa Profunda (TVP).
 

Dr. Marcone Lima Sobreira, Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HCFMB

Neste quesito, o Serviço registrou 1.776 atendimentos em 2022. “Organização, planejamento, trabalho em equipe e alinhamento no dia-a-dia são fundamentais para nossa atuação”, lembra Dr. Marcone Lima Sobreira, Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HCFMB.
 
Fluxo
 
A partir do momento em que um paciente chega ao Serviço de Cirurgia Vascular, um trabalho minucioso de avaliação clínica é colocado em prática. O acompanhamento inclui a realização de exames, como Ultrassonografia Vascular, Doppler, Teste de Esteira e Angiografia Digital.
 
Com o diagnóstico estabelecido, o paciente recebe o tratamento indicado e, mesmo após o processo de recuperação, os cuidados de acompanhamento permanecem com a equipe médica (quando o caso exige).
 
Cirurgias
 
Em 2022, o Serviço de Cirurgia Vascular realizou 653 cirurgias no Centro Cirúrgico, dentre elas, cirurgias de alta complexidade, como aneurismas de aorta, endarterectomia das artérias carótidas, desobstrução arterial das extremidades (desentupir a circulação em casos de tromboses, por exemplo), amputações, varizes, etc.
 
Dentre os procedimentos mais comuns realizados em ambiente ambulatorial, estão a escleroterapia, escleroterapia com espuma (aplicação de polidocanol) e microcirurgia de varizes.
 
Laboratório Vascular
 
No Laboratório Vascular, o Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular possui quatro consultórios e dois aparelhos de ultrassonografia; neste setor, a equipe realiza atendimentos ambulatoriais, exames diagnósticos e alguns procedimentos de baixa complexidade. Entre janeiro e dezembro do ano passado foram realizados 2.631 exames de ultrassonografia.
 
Parte da equipe do Laboratório Vascular do HCFMB
 
 
Hemodinâmica
 
O Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular dispõe de espaço no Setor de Hemodinâmica, contando com duas salas com máquinas de última geração por meio das quais são realizados procedimentos diagnósticos e terapêuticos para abordagem de doenças vasculares como aneurismas, tromboses e obstruções arteriais. No ano de 2022, foram realizados 916 procedimentos.
 
 “As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que resulta num método seguro e minimamente invasivo e certamente ajudam muitos pacientes quando grandes procedimentos podem ser realizados sob anestesia local”, finaliza Dr. Marcone.
 
Parte da equipe de Cirurgia Vascular em ação no Shopping Botucatu em 2022
 

Da Assessoria - HCFMB



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius