Botucatu, sexta-feira, 10 de Maio de 2024
LINKS
22/01/2016
Guarda Civil já verificou mais de 600 carros abandonados na cidade


Ações da Operação Migrante

A Guarda Civil Municipal (GCM) registrou nesta semana o caso de 609º veículo em estado de abandono, conforme prevê a Lei Municipal 5.442/2013, que foi implantada na cidade no início de 2014. 
 
Os carros abandonados são notificados e os proprietários têm um prazo de 10 dias para providenciarem a remoção dos veículos, sob pena de terem o bem recolhido ao pátio, além de ter que arcar com o pagamento de multa no valor de R$200,00 e custos com guincho e diárias. Se o veículo não for retirado em 90 dias será leiloado e a arrecadação cobrirá os gastos.
 
Segundo o comandante da GCM Sergio Bavia, a operação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) e Polícia Militar (PM). “Trata-se de uma questão de segurança, pois muitas vezes esses veículos acabam sendo utilizados por bandidos para esconder entorpecentes e outros tipos de drogas ilícitas, além de ser uma questão de saúde, visto que acumulam água tornando-se possíveis criadouros para o mosquito da dengue. A ideia principal é deixar a cidade limpa e segura”, afirma o comandante. 
 
Em pouco mais de 2 anos de vigência da lei foram registradas 609 verificações de carros abandonados, 351 notificações e 44 recolhas de veículos em diversos bairros da cidade, incluindo Jardim Itamarati, Santa Maria I, Jardim Peabiru, Vila dos Lavradores, Vila Antártica, Jardim Ciranda, Jardim Eldorado, Jardim Brasil, Cohab I, Rubião Júnior e área central. 
 
Já na tarde de ontem (21) foi notificado um GM Opala no Jardim Continental, onde foi constatado que o veículo estava com sinais de abandono e trazendo receio aos moradores daquela região de que fosse utilizado como esconderijo de algo ilícito. “De acordo com a lei, a situação de abandono é caracterizada quando o veículo permanece estacionado no mesmo local da vila ou logradouro público por mais de 15 dias consecutivos. O importante é que apenas 44 veículos foram recolhidos destes 609 casos registrados. Os demais carros foram retirados pelos próprios proprietários ou responsáveis”, explicou Bavia.
 
 
GCM intensifica ações da Operação Migrante em Botucatu
Devido ao frio que chegou à Botucatu nas últimas noites, a Guarda Civil Municipal (GCM) está intensificando as ações do programa Operação Migrante. 
 
Por meio da ronda e de ligações recebidas pelo telefone 199, a guarda identifica pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social nas ruas e as encaminha à Central de Atendimento ao Migrante Itinerante Municipal (CAMIM). No local, elas são recepcionadas com alimentação e um lugar digno para pernoitar. Além disso, são assistidas pela equipe de assistentes sociais, que procura viabilizar tratamento e oportunidades que possam contribuir para que elas melhorem suas vidas.   
 
Tal ação complementa a campanha “Não dê esmolas, dê oportunidade ao morador de rua”, lançada pela Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ela visa o atendimento humanizado aos migrantes, que muitas vezes se encontram em tal condição por causa do álcool e das drogas. A campanha conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde e Segurança e Direitos Humanos, da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, Polícia Militar, Arquidiocese Metropolitana de Botucatu e Conselho Municipal de Pastores.
 
Atendimento
 
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos, a GCM realizou 419 auxílios ao migrante em 2015. Somente neste mês de janeiro foram 50 casos.  Para ajudar um morador de rua a encontrar atendimento correto para sua situação, basta ligar para os números 190 (Polícia Militar), 199 (Guarda Civil Municipal) ou (14) 3882-8444 do próprio CAMIM. 
A Prefeitura de Botucatu também tem trabalhado para agilizar o projeto que viabilizará a construção da sede própria do CAMIM, que está funcionando provisoriamente na Rua Capitão Tito, nº 131, no Jardim Central.
 
Unidade Móvel da GCM ficará na Praça do Guanxuma
 
A Unidade Móvel de Segurança Comunitária (UMSC) da Guarda Civil Municipal (GCM) a partir desta sexta-feira (22) estará instalada na Praça José Martins Guanxuma, situada no Jardim Paraíso e ficará até o próximo domingo (24).
 
O objetivo é oferecer maior segurança à população e principalmente coibir juntamente com a Polícia Militar casos de perturbação do sossego público no local.
 
A ação preventiva faz parte do Programa de Patrulhamento Orientado ao Patrimônio Municipal (PPOP) lançado em 2013. O foco dele é aprimorar o policiamento comunitário nas praças, bosques, prédios públicos e áreas de preservação ambiental.
 
Segundo o comandante da GCM, Sérgio Luiz Bavia, o trabalho está sendo realizado no local devido a grande quantidade de denúncias envolvendo o consumo de entorpecentes nas imediações da praça, bem como carros com som alto dentre outras situações que atrapalhem a tranquilidade dos vizinhos ou frequentadores da praça.
 
Assessoria GCM

 




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius