Botucatu, sexta-feira, 10 de Maio de 2024
LINKS
05/02/2016
100 mil pneus velhos foram recolhidos em Botucatu


Duas vezes na semana o Galpão de Armazenamento...

Duas vezes na semana o Galpão de Armazenamento de Pneus Inservíveis fica aberto em horário comercial para receber pneus.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Botucatu, apenas no ano passado, foram tirados de circulação no Município cerca de 100 mil pneus que não apresentavam mais condições de uso. Através do convênio firmado entre a Prefeitura de Botucatu e a Associação Reciclanip [iniciativa criada em março de 2007 pelas principais fabricantes de pneus do País], foi possível dar destinação ambientalmente adequada a esse material.

Duas vezes na semana, as terças e sextas-feiras, o Galpão de Armazenamento de Pneus Inservíveis, localizado na antiga estação ferroviária da FEPASA [com acesso pela Rua José Barbosa de Barros, 120 - Jardim Paraíso], fica aberto em horário comercial para receber pneus velhos. O material é recolhido e transportado até Bragança Paulista, onde é triturado e redirecionado a indústrias para a fabricação de solados, asfalto, mas principalmente como combustível alternativo às indústrias de cimento.

Nesta semana a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente voltou a visitar as borracharias da Cidade, reforçando a importância de realizar a entrega dos pneus nos dias estabelecidos. Mas infelizmente muita gente ainda desrespeita esse cronograma.

“A população deve se conscientizar que este espaço e a parceria com a Reciclanip é uma opção para descarte desse material, que poderia acabar na beira de um rio, ser foco do mosquito Aedes aegypti ou mesmo ser queimado em algum terreno baldio e soltar gases nocivos no meio ambiente. A maioria dos municípios no Estado e no País sequer disponibiliza um serviço como este”, argumenta Fernanda Bernardi, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Importante deixar claro que o Galpão de Armazenamento de Pneus Inservíveis de Botucatu é ponto estratégico de monitoramento realizado quinzenal das equipes da Vigilância Ambiental em Saúde. Vale ressaltar ainda que neste local os pneus não ficam expostos tempo suficiente para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, uma vez que o ciclo do inseto dura em média uma semana.

O que diz a lei?

De acordo com a resolução nº 258, de 26 de agosto de 1999, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as empresas fabricantes e as importadoras de pneumáticos ficam obrigadas a coletar e dar destinação final, ambientalmente adequada, aos pneus inservíveis existentes no território nacional.

Já a lei federal nº 12.305, de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, também deixa claro que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa.

 Mais informações sobre a coleta de pneus inservíveis em Botucatu podem ser obtidas através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rua General Telles, nº 1.603, Centro. O telefone é o 3882-1290. Para conhecer todo o trabalho de reciclagem dos pneus pela Reciclanip basta acessar o site http://www.reciclanip.org.br/v3/.

Assessoria PMB




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius