Botucatu, sexta-feira, 10 de Maio de 2024
LINKS
10/02/2016
Associação promoverá campanha para coleta seletiva


O programa “Dê a Mão para o Futuro - Reciclagem, Trabalho e Renda”, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), realiza uma nova etapa de suas atividades. Desta vez em Botucatu, em parceria com a Prefeitura e Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu. 
 
Uma campanha de sensibilização da população para a correta separação do material reciclável para a coleta seletiva será promovida de 15 a 19 deste mês. Os moradores receberão a visita da equipe formada por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Monte Azul - empresa responsável pelo serviço de limpeza pública em Botucatu e dos próprios cooperados.  
 
Eles circularão nas ruas entregando folhetos de caráter educativo e imãs de geladeira, para que a população possa assimilar o dia da semana que o caminhão de coleta seletiva passa em seu bairro. Ao todo serão distribuídos mais de 40 mil folhetos e mais de 20 mil imãs. Um carro de som acompanhará o grupo para facilitar a atenção dos moradores. 
 
“Esta ação seguirá a rota do caminhão da coleta seletiva e nesta primeira etapa iremos focar somente onde é realizada a coleta porta-a-porta, ou seja, na região norte e início da região leste.
 
A meta da campanha é atingir 1.000 casas por dia de trabalho e estimular que a população saiba separar adequadamente os materiais que podem de fato ser reciclados, incluindo o uso correto dos Pontos de Entrega Voluntária [PEVs]”, diz Fernanda Bernardi, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 
 
O programa Dê a Mão para o Futuro visa criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda aqueles que vivem da reciclagem de resíduos e contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.  
 
Em Botucatu, a cooperativa recebeu do programa um novo equipamento (esteira de triagem) para incrementar sua capacidade produtiva, além de receber capacitações constantes para aperfeiçoar a gestão do trabalho de coleta seletiva. 
 
 
Sobre o programa 
O “Dê a Mão para o Futuro - Reciclagem, Trabalho e Renda” foi desenvolvido pela ABIHPEC como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo. Ele é realizado em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA) e a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMA). 
 
Em 2006, o projeto piloto foi implantado em quadro municípios do estado de Santa Catarina, com a parceria da Fundação Banco do Brasil e apresentou resultados surpreendentes, ultrapassando as metas estabelecidas. Com esse sucesso, o programa foi colocado em prática no Rio de Janeiro e Paraná, visando o cumprimento de exigências legais. Atualmente ele também está em implementação no estado de São Paulo. 
 
O programa foi apresentado ao Ministério do Meio Ambiente a fim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que contempla as questões ambientais, de responsabilidade compartilhada e inclusão social, pontos considerados essenciais para as indústrias do setor. Saiba mais em www.maoparaofuturo.org.br
 
Mais informações
A coleta seletiva, bem como todos os serviços de limpeza pública em Botucatu, está sob a responsabilidade do Consórcio Botucatu Ambiental, formado pelas empresas Revita Engenharia S/A e Monte Azul Engenharia LTDA, que atende a população pelo telefone (14) 3813-1486.  
Outras informações sobre o serviço podem ser obtidas junto ao Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura pelo telefone (14) 3882-5507. A Divisão de Coleta Seletiva, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também pode ser acionada pelo (14) 3882-1290.
 
Quais materiais podem ser reciclados?
 
PAPEL
RECICLÁVEL: Jornais e revistas, papel sulfite/rascunhos, caderno, papelão, lista telefônica, livros, embalagens longa vida, cartolina, papel cartão, envelopes, calendários, papel de presente, entre outros.
NÃO RECICLÁVEL: Etiquetas adesivas, papel carbono, papel celofane, papel vegetal, papel higiênico, lenços de papel, guardanapo de papel, papéis metalizados, papéis parafinados (fax), papéis plastificados e encerados – fitas ou etiquetas adesivas, bitucas de cigarro, fotografias, entre outros.
 
PLÁSTICO
RECICLÁVEL: Copos, garrafas, sacos, sacolas, frascos de produtos, tampas, canos e tubos de PVC, brinquedos, baldes, bacias, isopor, plástico bolha, sacos de embalagens, embalagens de iogurte, caixas, plásticos de eletrodomésticos, entre outros.
NÃO RECICLÁVEL: tomadas, cabos de panelas, adesivos, espuma, acrílico, isopor não perolado, plástico filme, seringas, frauda descartável, entre outros.
 
VIDRO
RECICLÁVEL: copos, potes de conservas, embalagens de vidro, tampa de forno de microondas, pratos de vidro, garrafas, entre outros.
NÃO RECICLÁVEL: espelhos, boxes temperados, louças, óculos, cerâmicas, porcelanas, pirex, tubos de televisão e monitores, para-brisa de carros, lâmpadas fluorescentes, cristais, entre outros.
 
METAIS:
RECICLÁVEL: tampinhas de garrafas, latas, enlatados, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, cobre, folha de flandres, papel alumínio limpo, aerossóis, lata de tinta, cantoneiras, portas, janelas, portões, entre outros.
NÃO RECICLÁVEL: Clipes, grampos, esponja de aço, latas de solventes químicos, latas de inseticida, entre outros.
 
Materiais que NÃO devem ser encaminhados
para a coleta seletiva e o que fazer com eles:
 
• Pneu: entregar no Galpão de Armazenamento de Pneus Inservíveis [Rua José Barbosa de Barros, nº 120 – Jardim Paraíso]
• Lâmpadas fluorescentes: devolução no ponto de venda (Lei Municipal nº 4.752/06)
• Entulho: Locação do serviço de caçamba
• Eletroeletrônico: entregar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente [Rua General Telles, 1.603 – Centro]
• Pilhas e baterias: entregar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente [Rua General Telles, 1.603 – Centro]
• Lixo orgânico: Coleta Convencional 
 
Assessoria/ PMB - foto divulgação
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius