Botucatu, sábado, 20 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
06/03/2020
Dia Mundial do Rim deste ano terá como tema “Saúde dos rins para todos”


Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo promovido na segunda quinta-feira do mês de março.
 
           
 
Em Botucatu, a data será lembrada em diversas atividades que serão realizadas durante todo o mês de Março, nas Unidades e Serviços de Saúde, conscientizando as pessoas sobre a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica.
 
 
 
Em 2020, a data será celebrada no dia 12 de março e trará o tema “Saúde dos rins para todos”.
 
           
 
“Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo tenham doenças renais de várias causas. Um em cada dez adultos tem doença renal crônica, que é invariavelmente irreversível e progressiva. Por isso é muito importante que a população esteja sempre atenta e se previna”, afirma André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.
 
           
 
No dia 12, médicos e enfermeiros da Atenção Básica participarão de treinamento sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença renal crônica.
 
           
 
No dia 14, a Secretaria da Saúde em parceria com o HCFMB da Unesp (Ligas do Rim e Hipertensão) estarão com stands na Praça do Bosque e no Shopping Botucatu realizando aferição da pressão arterial e fornecendo orientações sobre a prevenção da doença renal.   
 
 
 
As unidades de Saúde do Município também estão preparadas para durante todo o mês oferecerem orientações aos pacientes.                                      
 
Sobre a Doença Renal Crônica
 
A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências. Os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo e produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas.
 
 
 
Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas. Por causa disso, pode haver demora no diagnóstico e ele só acontecer quando o funcionamento dos rins já estiver comprometido, necessitando, para manutenção da vida do indivíduo, tratamento por meio da diálise ou transplante renal.
 
           
 
Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que tem tratamento e que pode ser observada com a realização de exames de baixo custo, como o exame de urina e a dosagem de creatinina no sangue.
 

Da Assessoria (PMB)



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius