Botucatu, segunda-feira, 26 de Outubro de 2020
LINKS
COTIDIANO
19/09/2020
Rede Casa da Natureza reúne projetos de Educação Ambiental em Botucatu e São Manuel.


Grupo inaugura suas atividades com live no dia 24/09.
 
Com o objetivo de articular e integrar projetos e programas relacionados às temáticas da Educação Ambiental, da Ciência-Cidadã, da Conservação da Natureza, desenvolvidos da região da Cuesta de Botucatu, professores, alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, criaram a Rede Casa da Natureza (RCN).
 
A Rede surgiu a partir da ação coletiva dos projetos Clube da Mata, Trilha-Casa da Natureza e Kayrú. Sua proposta é aproximar e fortalecer a criação de futuros projetos, com a finalidade de fomentar a criação de novas relações socioambientais e reafirmando outras indispensáveis para um equilíbrio dinâmico entre homem e natureza. A criação da RCN também tem como meta promover reflexões mais profundas sobre Educação Ambiental e sua prática junto aos mais variados segmentos.
 
A atividade inaugural da Rede Casa da Natureza acontecerá juntamente com o lançamento das atividades formativas no dia 24 de setembro, quando da transmissão da live sobre o tema Ciência-Cidadã. Este  evento terá a participação de Nijima Novello Rumenos, Thiago Paoli e Carla Sofia Pacheco, apresentando suas visões e experiências sobre o tema.
 
Nijima e Thiago são biólogos, educadores ambientais e pesquisadores do tema, com atuação nas regiões de Botucatu e Araçatuba. Carla é bióloga, geóloga, educadora e agente socioambiental em Portugal.  A live trará as singuralidades do tema e suas aplicações no Brasil e em Portugal. Todo o encontro será mediado pelo graduando em Ciências Biológicas, educador ambiental e pesquisador Lucas de Souza Faciolla.
 
O encontro terá início às 14h no dia 24/09/2020 e será transmetido via Google Meet.  Para participar basta acessar o link is.gd/CDNcienciacidada. Haverá certificado de participação.
 
O trabalho da Rede é coordenado pelas professoras Maria de Lourdes Spazziani (IB) e Renata Cristina Batista Fonseca (FCA) e pelos bolsistas Nijima Novello Rumenos, Igor Miras Thomé e Lucas de Souza Faciolla, também integrantes do projeto Clube da Mata.
 
Confira a programação das atividades formativas da RCN para o 2o semestre 2020 no Facebook (Rede Casa da Natureza) e Instagram (@redecasadanatureza).
 
Os projetos integrantes da Rede
 
Cada um dos projetos que integram a RCN tem sua equipe própria, incluindo coordenadores, alunos bolsistas e alunos voluntários, além de parceiros e financiamento próprios. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.
 
- O projeto Clube da Mata (Facebook: Clube da Mata) teve seu início em 2018, junto ao Instituto de Biociências e Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, com apoio da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE), situada no município de São Manuel. O objetivo é promover a formação de jovens educadores ambientais, como Guias da Natureza, para a realização de ações educativas voltadas para a prática de conservação e sustentabilidade, permeadas pelos pressupostos da Ciência-Cidadã, do incentivo a ação voluntária, tornando possível a construção e difusão de indicadores socioambientais nos municípios de São Manuel e Botucatu. Atualmente o projeto é conveniado junto a Prefeitura Municipal de São Manuel e tem seu trabalho estendido para campanhas educativas, além da formação de jovens e professores da rede pública e criação de espaço de visitação na Fazenda Experimental da Unesp em São Manuel. As ações do Clube da Mata buscam ampliar a capacidade de conscientização da população e retomar relações históricas e sociais com os espaços naturais, superando eventuais barreiras entre universidade e sociedade, abrindo caminho para futuras ações e desenvolvimento da cidadania de forma ativa e consciente.
 
- O Projeto Trilha – Casa da Natureza teve início em 1998, na FCA, com iniciativa de levar Educação Ambiental e o Ecoturismo para as escolas municipais e estaduais de Botucatu e trazer a sociedade para o ambiente universitário. O projeto utiliza a Trilha das Crianças para promover a exploração dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) para a sensibilização e conscientização das crianças e adolescentes com relação ao meio ambiente. Com maior extensão, a Trilha Ecológica é utilizada com a mesma finalidade. Ao longo do percurso é possível contemplar também o Ribeirão Lavapés, com a exuberância de sua mata ciliar, em um trecho mais conservado. Dessa forma, o Projeto Trilha – Casa da Natureza busca trazer aos estudantes da cidade a importância da natureza, o sentimento de pertencimento e noções sobre a importância da proteção do meio ambiente.
 
- O projeto Kayrú (Facebook: Projeto Kayrú: Educação Ambiental e Unidades de Conservação e Instagram: @projetokayru), por sua vez, é uma iniciativa de educomunicação ambiental criado em 2019 pela Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCA em parceria com a Fundação Florestal e Secretaria do Verde de Botucatu. Seu objetivo é difundir o conhecimento acerca das unidades de conservação entre crianças e professores da rede pública de ensino da cidade de Botucatu e, dessa forma, propiciar uma vivência em ambientes naturais, aproximando e conscientizando a população sobre importância dessas áreas.
 

Da Assessoria (FCA)



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius