Botucatu, terça-feira, 23 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
27/09/2020
HCFMB realiza curso de capacitação no exame de ultrassom ao paciente crítico


No último final de semana, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu recebeu o Curso Ultrasound Life Support do WINFOCUS (World Interactive Network FocusedOnCriticalUltraSound). O curso é referência internacional em treinamento para a realização de exame de ultrassom beira leito em pacientes críticos na Unidade de Emergência e nas Unidades de Terapia Intensiva.
 
A capacitação foi voltada para médicos emergencistas e intensivistas, com ênfase na formação e divulgação de conhecimento em ultrassonografia no paciente crítico.
 
Este tipo de treinamento apresenta técnicas modernas de assistência ao paciente utilizadas mundialmente, além do auxílio na tomada de decisão sobre a melhor conduta para cada situação de emergência.
 
“A realização deste curso no HCFMB visa capacitar os médicos a utilizar a Ultrassonografia Point-Of-Care desde a admissão no Pronto Socorro Referenciado (PSR), realizando diagnósticos precoces e otimizando o raciocínio clínico, explica o médico emergencista e integrante do Time de Resposta Rápida (TRR) e do Serviço de Terapia Intensiva (SETI) do HCFMB, Dr. Thiago Dias Baumgratz.
 
O curso contou com a participação de profissionais de várias especialidades, como os médicos do Time de Resposta Rápida, Time de Trauma, Serviço de Terapia Intensiva do HCFMB e emergencistas das cidades de Marília e Campinas.
 
Segundo o Coordenador do PSR e integrante do TRR do HCFMB, Dr. Edson Fávero, o curso foi um marco na assistência do Hospital. “Este treinamento proporcionou ao nosso serviço o domínio de uma tecnologia até então restrita apenas a algumas áreas. A incorporação desta técnica na rotina do atendimento de emergência do HC proporcionará uma condução clínica diferenciada, aumentando a eficácia do diagnóstico do tratamento e reduzindo o risco de procedimentos que possam gerar complicações. Foram dois dias de muito conhecimento e prática”, explica.
 
A realização do curso WINFOCUS – Ultrasound Life Support foi organizado pelo Dr. Edson Fávero e Dr. Thiago Dias Baumgratz, e teve o apoio da Superintendência e Diretoria de Assistência do HCFMB, da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e da Sabesp Botucatu.
 

Da Assessoria (HCFMB/Unesp)



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius