Botucatu, quinta-feira, 25 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
16/10/2020
Professora da FMB assume a presidência de Sociedade Médica Nacional


Drª Irma de Godoy coordenará Diretoria da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)

Segunda mulher a presidir a Diretoria da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a Professora Irma de Godoy, docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), assumirá a gestão da entidade em janeiro de 2021. Dra Jaquelina Ota Arakaki, que é formada e fez residência médica na FMB/Unesp será responsável pela Diretoria de Assuntos Científicos.

Dra Suzana Tanni que graduou-se, fez residência e atua na Disciplina de Pneumologia na FMB coordenará a Comissão de Epidemiologia e o Dr. Alexandre Todorovic Fabro que também graduou-se e fez residência médica na FMB/Unesp, hoje docente da Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto/USP, coordenará o Departamento de Patologia Pulmonar.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Faculdade, professora Irma explicou como se deu sua vitória na eleição e quais suas propostas durante o período em que comandará a Sociedade.


1) Como se deu o processo eleitoral que a elegeu presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia?

Fui eleita em processo eleitoral em que concorreram duas chapas em agosto de 2018.  Foi a primeira vez que houve disputa para a Diretoria da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia desde 1975. O presidente eleito faz parte da diretoria anterior e eu fiz parte da Diretoria do biênio 2019-2020 e fui diretora de ensino no período de 2017-2018. As chapas apresentam as candidaturas e há um processo eleitoral online entre os sócios efetivos.

2) Qual o período de sua gestão?

Assumo em 1º de janeiro de 2021 e fico na presidência até 31/12/2022. (Biênio 2021-2022)

3) Durante esse período, quais seus objetivos/planos à frente da Sociedade?

A SBPT é uma sociedade consolidada com mais de 3500 sócios. Nossa gestão tem como metas abrir espaços de escuta com outros setores da sociedade para difundir conhecimentos sobre a prevenção e tratamento das doenças respiratórias, ampliar a oferta de atividades de ensino e atualização na especialidade para todos os associados, ampliar a defesa profissional dos pneumologistas e atuar junto aos órgãos governamentais para a disponibilização dos tratamentos com as melhores evidências para o tratamento das doenças respiratórias. Atuar com transparência para garantir diversidade e equidade em todas as suas ações.

4) Na sua avaliação, qual a importância para a FMB e HCFMB ter uma representante na direção da Sociedade?

Entre as atividades do presidente de uma associação médica nacional está a parceria com outras sociedades médicas nacionais e internacionais. Portanto, além do reconhecimento científico, promove a divulgação do nome da Instituição internacionalmente e o estabelecimento de parcerias com instituições nacionais e internacionais.

5) Quem são os demais representantes da Diretoria que auxiliarão em sua gestão?

A diretoria é constituída pelo Presidente, Secretário geral, Diretor de Assuntos Científicos, Diretor de Ensino, Diretor de Defesa Profissional, Diretor Financeiro e Diretor de Comunicação. Além disso, há comissões para diferentes áreas de atuação da pneumologia.

Secretário-Geral: Clarice Guimarães de Freitas
Diretor de Defesa Profissional: Augusto Manoel Carvalho de Faria
Diretor Financeiro: Paulo de Tarso Dalcin
Diretor de Assuntos Científicos: Jaquelina Sonoe Ota Arakaki
Diretor de Ensino e Exercício Profissional: Ricardo Amorim Corrêa
Diretor de Comunicação: Fabrício Martins Valois

Sobre professora Irma
 
Concluiu o doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo em 1982 na área de reabilitação pulmonar. Realizou pós-doutorado na University of Pittsburgh no período de 1992-1994, na área de DPOC, Nutrição e Inflamação. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua na área de Pneumologia com ênfase em DPOC, Nutrição, Tabagismo, Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada e Reabilitação Pulmonar. Tem 121 artigos publicados e participações em congressos nacionais e internacionais. Atua em parceria com profissionais das áreas de Enfermagem e Fisioterapia. Foi presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o biênio-2008-2010, revisora e editora associada do Jornal Brasileiro de Pneumologia desde 2014 e é revisora de publicações nacionais e internacionais. Presta assessoria científica para agências de fomento em pesquisa e a ANVISA. É professora e orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação Fisiopatologia em Clínica Médica. 
 
Da Assessoria (FMB/Unesp)



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius