Botucatu, sexta-feira, 26 de Abril de 2024
LINKS
COTIDIANO
27/10/2020
Atlas de hematologia de primatas está disponível para download


Obra foi elaborada pela equipe do Laboratório Clínico Veterinário da FMVZ/Unesp.
 
Já está disponível gratuitamente para download o e-book “Atlas de Hematologia Veterinária – Animais Selvagens: Ordem Primates”, elaborado pela equipe de trabalho do Laboratório Clínico Veterinário Prof. Dra. Aguemi Kohayagawa, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, sob a coordenação da professora Regina Kiomi Takahira.
 
A obra é voltada para médicos veterinários interessados no estudo dos primatas, especialmente patologistas clínicos veterinários e demais pesquisadores que utilizam a hematologia como ferramenta de trabalho.
 
Como consequência das atividades humanas recentes, populações de aproximadamente 75% dos primatas não humanos estão em declínio e mais de 60% das espécies catalogadas atualmente são consideradas ameaçadas, quase ameaçadas, vulneráveis ou criticamente ameaçadas, segundo as categorias da International Union for Conservation of Nature (IUCN).
 
O Atlas busca suprir uma lacuna importante na literatura científica sobre primatas no Brasil. O país abriga a maior riqueza de espécies primatas no mundo, mas poucos são os estudos acerca das particularidades clínico-patológicas das espécies brasileiras.
 
A publicação apresenta um guia fotográfico colorido das populações celulares do sangue de 13 espécies de primatas, provenientes de cinco famílias, oito gêneros e três biomas brasileiros. O material disponibilizado ao leitor é o resultado de um esforço integrado de pesquisadores veterinários e instituições parceiras que colaboraram no levantamento das informações necessárias.
 
O “Atlas de Hematologia Veterinária – Animais Selvagens: Ordem Primates” tem como autores Victor Yunes Guimarães, Roberta Martins Basso, Sílvia Eugenia Vargas Mora, Leandro Silva Reis, Mariana Fischer Borges, Bruna dos Santos, Ricardo Romera Cavallari, Gustavo Augusto Pereira Quirino, Amanda Nogueira Ferreira da Silva e Juliana Mayumi Tonossu.
 
A obra também contou com o apoio e a revisão editorial dos professores Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira, do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias de Informação em Saúde (NEAD.TIS), e José Luiz Catão Dias da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, além de Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da FMVZ/Unesp, Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros - Sorocaba/SP, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 
Os autores pedem que o compartilhamento da obra seja feito preferencialmente pelo link, de modo a permitir a contabilidade de acessos e downloads.
 
 

Da Assessoria (FMVZ)



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius