Botucatu, sexta-feira, 26 de Abril de 2024
LINKS
GPS
20/02/2016
Calçadão ou córrego?


Reunião fecha conceito para início da revitalização da Rua Amando.

Foto divulgação

Reunião fecha conceito para início da revitalização da Rua Amando. Que não seja o anúncio prévio de uma obra inacabada.

Sem falar em outros anúncios da prefeitura de Botucatu, lembro o caro leitor que o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) já vai fazer parte do programa de governo do PSDB pela terceira vez consecutiva. Com certeza será bandeira da próxima campanha eleitoral nas eleições municipais.

A propósito, não vejo na proposta de revitalização da Rua Amando, nenhuma referência à instalação de galerias de águas pluviais. Tomara que seja apenas um esquecimento.

Será que vão deixar o calçadão da mesma maneira que hoje se encontra algumas ruas, como por exemplo: Curuzu, João passos, Gal Teles, que em dias de chuva viram verdadeiros rios a ensopar principalmente os usuários do transporte público? Como mostra as fotos abaixo?

Ou então, preparem os barquinhos.  Canoagem na Rua Amando: Nova modalidade de esporte e turismo da Terra da Aventrua.

REUNIÃO TRATA DE MUDANÇAS NA FIAÇÃO AÉREA E FECHA CONCEITO PARA  INÍCIO DA REVITALIZAÇÃO DA RUA AMANDO

Da Assessoria da PMB

“Acredito que já no mês de março estaremos trabalhando no primeiro quarteirão. Servirá como um piloto para que a Prefeitura, junto com a Sabesp e a CPFL possam sentir as dificuldades e depois para avançar com mais tranquilidade e segurança para os demais quarteirões”.

Essa foi a declaração do secretário municipal de Obras, André Peres, assim que foi encerrada a reunião convocada pelo prefeito João Cury Neto para discutir os últimos detalhes que precedem o início das obras de revitalização da Rua Amando de Barros. O projeto, aguardado há mais de dez anos, finalmente está próximo de ser iniciado com objetivo de modernizar o principal corredor comercial da Cidade.

A reunião realizada na última quinta-feira (18) contou com as presenças do secretário adjunto de Comércio e Serviços, Antonio Zorzella Neto e de representantes da CPFL Paulista, Sabesp, NET e Vivo/Telefonica. Em pauta, a substituição da fiação aérea que causa grande poluição visual na região que será atingida pela revitalização. A proposta original de optar pelo sistema subterrâneo foi abandonada em razão do alto custo e pelo grande impacto que geraria nas atividades dos comerciantes.  

“A reunião foi boa porque conseguimos delinear o modelo de fiação que será adotado para resolver o problema do emaranhado de fios que existe hoje e causa uma poluição visual muito grande. Estávamos aguardando o orçamento da CPFL e de outras empresas. O investimento nesse item para que tenhamos uma rede mais compacta, mais limpa e mais segura será de cerca de R$ 250 mil. Com isso conseguimos fechar todo o pacote de melhorias que compõem a revitalização da Amando”, informa o prefeito João Cury.

Segundo o chefe do Executivo, o longo prazo entre a concepção do projeto e o fechamento dos orçamentos que permitirão o início das obras demonstra a complexidade da obra. E, segundo ele, o investimento está garantido. “Agradeço a CPFL, Telefonica, NET, Sabesp. Há várias concessionárias de serviços públicos e empresas envolvidas e que prestam serviços aos comerciantes da Rua Amando. Elas têm que estar envolvidas com o projeto porque qualquer decisão pode impactar nos serviços que prestam à população. Isso exigiu de nós um trabalho de articulação permanente para ouvi-los e para que pudéssemos definir os custos. O projeto será executado. Não tem volta. Eu empenhei minha palavra e não posso terminar o mandato e entregar o cargo sem honrar esse compromisso que assumi no passado”, frisa Cury.

O trecho a ser revitalizado se estende do cruzamento da Rua Coronel Fonseca até a confluência com a Rua Prefeito Tonico de Barros. Além de melhorias na fiação aérea, o projeto inclui recapeamento asfáltico completo, retirada de toda guia em ambos os lados para padronização das calçadas, que passarão a contar com piso tátil e intertravado, de acordo com as modernas normas de acessibilidade; padronização de todos os equipamentos e mobiliário urbano (lixeiras, jardineiras e bancos), instalação de lixeiras), bolsões estacionamento e reforço no sistema de iluminação, com utilização de lâmpadas mais potentes, econômicas e eficientes. A previsão é que as obras sejam concluídas antes do período de vendas de Natal.

As obras começarão na quadra entre as ruas Coronel Fonseca e Velho Cardoso. A Secretaria de Obras pretende que os serviços em cada quarteirão sejam executados em menos de um mês. Um plano de trabalho será definido e posteriormente comunicado aos comerciantes, moradores e proprietários de imóveis na Amando de Barros. 

“Será montado um plano de ação para que haja o menor prejuízo possível ao tráfego de veículos e às atividades comércio. Vamos tentar, em menos de um mês, avançar em cada quarteirão. Mas quando você começa numa obra e vai mexer na pavimentação não sabe como está a rede de água, de esgoto, se tem outra interferência. Agora é mexer no primeiro quarteirão para sentir todas as dificuldades. Serão montadas várias frentes de trabalho para que possamos avançar em ritmo acelerado. Vamos nos reunir com a Secretaria de Comércio para que os comerciantes sejam devidamente informados como acontecerão os serviços e não sejam pegos de surpresa”, informa o secretário de Obras, André Peres. 

“Nossa expectativa é que ocorra uma grande transformação na Rua Amando. A revitalização atenderá um anseio dos lojistas e da população de mais de dez anos. Acho que, de modo geral, vai trazer benefícios para todos os lojistas da Amando e daquela região, que poderão atrair novos clientes, até de cidades vizinhas. O impacto será muito positivo. Já tivemos a renovação do comércio com o advento do shopping e esse é o momento para que os comerciantes de rua tenham a oportunidade de modernizar seus estabelecimentos para oferecer um diferencial capaz de atrair uma nova clientela”, afirma Zorzella. 

 




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius