Botucatu, quarta-feira, 24 de Abril de 2024
LINKS
GPS
24/10/2016
Uma "justa" homenagem. Em tempos de conservadorismo, Dom Zioni empresta o nome para...


Uma "justa" homenagem. Em tempos de conservadorismo, Dom Zioni empresta o nome para nova Rua em Botucatu.

João Fernando (debotuca).

Melhor seria homenagear o Padre Augusti, este sim, merecedor de uma estátua em praça pública.

Veja alguns trechos do livro “A Igreja no Cárcere”, com os escritos do Padre Augusti.

"Padre Augusti definiu 1968 como o ano maldito, o ano do AI-5. (Em Botucatu, padres e estudantes atropelados).
Para o Padre Augusti a Igreja de Botucatu foi degolada com o êxodo triste de quase trinta padres que deixaram Botucatu, episódio conhecido como “A revolta dos padres”.
Para mim teria sido muito fácil não ser preso. Bastaria ter ouvido o conselho do governador (Abreu Sodré) para me retirar da cidade que eu seria preservado e não haveria o escândalo da prisão de um padre.
Se a igreja da América Latina não defender o povo de todas as opressões, ela será a maior traição no terceiro mundo.
Não adianta ser bom para a “sociedade” e não prestar para o povo!
Segundo Padre Augusti ele saiu de Botucatu machucado, mas deixou para trás amigos leais, ao lado de uma legião de covardes e traidores!"

Rua que é aberta ao lado da Cúria de Botucatu levará nome de arcebispo
Da Assessoria PMB - Foto divulgação

A rua que está sendo aberta pela Prefeitura de Botucatu e ligará as ruas Dr. Costa Leite e Dr. Damião Pinheiro Machado, entre a Secretaria Municipal de Educação e a Cúria Arquidiocesana de Botucatu, no Centro, levará o nome de “Alameda Dom Vicente Angelo José Marchetti Zioni” (Dom Zioni). A denominação foi publicada no Semanário Oficial da última sexta-feira (21), através do Projeto de Lei 5.880, de iniciativa do vereador Luiz Francisco Fontes.

As obras de abertura desta nova via ocorrem há cerca de dois meses. O projeto inclui terraplenagem, construção de galerias, guias e sarjetas, calçadas, entre outros. O investimento do Poder Público é da ordem de R$ 575.400,45. Os serviços são executados pela MFL Construtora LTDA. – ME, empresa vencedora do processo licitatório, e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras. Eles deverão ser concluídos no prazo de 180 dias (seis meses).

A pavimentação será providenciada com recursos próprios da Prefeitura, após a realização de toda essa infraestrutura já mencionada. A ideia é que esta nova rua possa ser mais uma alternativa para melhorar a fluidez do trânsito, especialmente nos horários de pico do dia, como nos momentos de entrada e saída de alunos nas escolas localizadas nesta região Central da Cidade.

Sobre Dom Zioni

Nascido em 14 de dezembro de 1911, na cidade de São Paulo, Dom Zioni foi ordenado sacerdote na Basílica de São João de Latrão, em Roma, na Itália. Foi auxiliar do cardeal arcebispo de São Paulo em 20 de abril de 1955, pelo papa Pio XII, com apenas 43 anos de idade, e foi sagrado bispo no dia 29 de junho do mesmo ano.

Tornou-se bispo de Bauru em 25 de março de 1964 e tomou posse como arcebispo de Botucatu em 12 de abril de 1969. Renunciou ao governo da Arquidiocese em 28 de junho de 1989. Faleceu em 15 de agosto de 2007. Seu corpo está sepultado na Capela da Ressurreição, na Catedral Metropolitana de Sant’Ana.




VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius