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24/08/2015
Fórum aborda importância das auditorias e ouvidorias nos serviços de Saúde


 
Saúde 24/08/2015 - Igor Medeiros Assessoria PMB
 
Cerca de 100 pessoas ligadas à saúde de diversos municípios do Estado de São Paulo estiveram em Botucatu, nos dias 20 e 21 deste mês de agosto, para a primeira edição do Fórum Paulista de Auditores e Ouvidores do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação e buscou fortalecer as auditorias e ouvidorias como instrumento de gestão, transparência, participação popular e democratização da Saúde.
 
Segundo Carmen Lucia Pádua Piccirillo, ouvidora da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que esteve presente em Botucatu, dos 645 municípios do Estado, apenas cerca de 120 municípios têm ouvidorias exclusivas da Saúde. Ela afirma que o papel da ouvidoria é vital para aperfeiçoar os serviços públicos, especialmente em áreas como a Saúde. “A função da ouvidoria é trazer o que o cidadão pensa, de forma organizada, para que o gestor público possa avaliar o que está acontecendo e onde pode melhorar ou continuar seus investimentos que estão dando certo”, diz.
 
O secretário municipal da Saúde, Dr. Claudio Lucas Miranda, lembra que Botucatu conta com ouvidoria na Saúde desde março de 2012 e que o perfil das reclamações tem mudado consideravelmente. Segundo ele, no passado, o foco das reclamações era a falta de medicamento e até mesmo de médicos. Hoje a reclamação do usuário gira em torno de questões mais estruturais das unidades de saúde e de relacionamento interpessoal do profissional com o paciente.
 
“Também recebemos demandas sobre a dificuldade de agendamento em especialidades médicas, mas acreditamos que com a chegada do AME [Ambulatório Médico de Especialidades] isso comece a ser contornado. O importante é que com a ouvidoria conseguimos enxergar e minimizar os problemas que afetam diretamente a população”, argumenta. 
 
Dr. Oscar Hoeppner, coordenador da Unidade de Avaliação e Controle, informa que agora a missão em Botucatu é a formatação do projeto para implantação do serviço de auditoria na Saúde. “A ouvidoria é um canal de comunicação com a população que tem funcionado muito bem, mas temos que avançar. A auditoria, que temos a intenção de colocar em funcionamento até 2016, será um instrumento mais de fiscalização, de acompanhamento e avaliação de contratos e convênios vigentes, acompanhamento e avaliação de prestadores de serviços, e da própria Secretaria Municipal da Saúde, o que permitirá otimizar os recursos do poder público”, observa.
 
Ouvidoria da Saúde
A Ouvidoria da Saúde de Botucatu funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Major Matheus, 7 – Vila Lavradores. Os contatos podem ser feitos pessoalmente, por carta, ou através dos telefones 0800-772-1819 (gratuito) / 3811-1100 (ramal 115). O atendimento da Ouvidoria Municipal da Saúde é realizado sempre de segunda a sexta feira, das 8 às 12 horas e das 13 às17 horas.



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