Botucatu, quinta-feira, 25 de Abril de 2024
LINKS
OPINIÃO
29/04/2016
Que Congresso é este????


Por Valdemar Pinho

Artigo publicado na coluna Pontos e Contrapontos do Diário de 29/04/2016
 
A polarização na sociedade brasileira atingiu paroxismos perigosos. O espaço para o debate de idéias é ínfimo, geralmente mediado por preconceitos, maniqueísmos e ódios. Pretendo utilizar este espaço semanal para expressar meus pontos de vista, sem pretender ser “neutro”. Não acredito que algum escrivinhador seja neutro.
 
Por respeito aos leitores deixo clara a minha posição política. Tenho concepções de esquerda. Já fui de direita e apoiei o golpe de 64. A partir de vivências e reflexões aderi a posições muito à esquerda. Depois, com novas vivências e reflexões, reformulei muitas idéias. Mas sou de esquerda. Não acredito na conversa que esquerda e direita são conceitos ultrapassados. Mas sei que hoje são diferentes do que foram no passado.
 
QUE CONGRESSO É ESTE????
O espetáculo deprimente da votação do impeachment na Câmara Federal merece uma reflexão sobre os seus significados. Artigo da vice presidente do Cebes, Carmen Teixeira (http://cebes.org.br/2016/04/camara-de-deputados-17-de-abril-de-2016-ideologia-sem-disfarce/) analisa os discursos dos “sim sim sim” e conclui que esses deputados, o chamado “baixo clero”, a maioria do Congresso, não tem “qualificação para o exercício de funções públicas de relevância...  aprenderam a fazer política nos bastidores da pequena política eleitoreira... sem treinamento para falar em público, sem capacidade de articulação clara do pensamento… treinados na utilização de gestos melodramáticos, palavras de efeito… acostumados a trocar o grito pelo argumento…”. Reflexo dos posicionamentos na internet, onde muitos que comungam das mesmas concepções trocam os argumentos pelos xingamentos? Por que a maioria do Congresso é assim? As justificativas dos votos desvendam os problemas da representação política no Brasil. Os votos pela esposa, pelo marido, pelos filhos... demonstram a convicção dos deputados (e de seus eleitores???) de que “ingressar na carreira política é apenas uma forma de ascensão social, um caminho para o enriquecimento e o aumento do prestígio pessoal e de seus familiares, comportamento semelhante aos membros da “famiglia”, da máfia…” 
 
O uso do nome de Deus como justificativa para o voto é uma “tentativa de fundamentar e legitimar sua (do deputado) suposta ‘autoridade’ apelando à religião entendida como fonte de conhecimento e poder”. Uma das offshores do Eduardo Cunha que recebeu dinheiro de propina chama-se “JESUS. COM”!!!  Deus deve estar furioso com tanta hipocrisia. A Constituição garante o Estado é laico. Essa concepção tem sofrido ataques no nosso parlamento e em várias partes do mundo, sendo os mais exacerbados o do Estado Islâmico e outros grupos fundamentalistas, que, em nome de Deus (no caso, Alah), exterminam os infiéis (os que não comungam com suas crenças) opondo “de um lado, o humanismo iluminista, que consagra o caráter laico do Estado e do outro, o obscurantismo medieval que renasce das cinzas”.
 
As corrupção como justificativa na boca de corruptos o que é? “Considerando a quantidade de deputados que estão respondendo a processo, acusados de desvio de dinheiro público, esse discurso é, no mínimo, uma hipocrisia.” E com Eduardo Cunha comandando o circo.

Por que os representantes do povo são, em sua maioria, tão desqualificados?
 
As causas são complexas e interligadas, uma se alimentando da outra: a nossa história com passado escravocrata, com o caráter patrimonialista do Estado brasileiro; a desigualdade social, que é econômica como base para todas as outras; a desigualdade tributária, penalizando os mais pobres e liberando os muito ricos; a mídia monopolista e partidária como instrumento principal de (des)informação da opinião pública... Mas, a principal responsável, é uma legislação eleitoral e partidária que garante a manutenção e reprodução de mecanismos que despolitizam a política, dificultando a alteração do quadro atual.
 
Mas isso são assuntos pra outras reflexões que pretendo fazer aqui nas próximas semanas.
 
 
Valdemar Pinho é médico e ex vice-prefeito de Botucatu
 



VITRINE
COTAÇÃO DE MOEDAS
CONVERSOR DE MOEDAS
PREVISÃO DO TEMPO

debotuca.com
DIRETOR - JOÃO FERNANDO DE CAMPOS - MTB 79817 - Email: debotuca@hotmail.com

As opiniões são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente o pensamento do site, bem como os links veiculados.

© debotuca. Todos os direitos reservados.
Powered by Vinícius